Tá um frio de congelar os pézinhos de qualquer um... Mas se aqui está assim, como será na Antárctida?
Apenas Baleias, pinguins e outras espécies animais fazem do continente gelado o seu habitat natural. O homem é um estranho ser neste mundo que só agora começa a compreender.
O site do Boston Globe reuniu um conjunto de fotos impressionantes realizadas pelos cientistas destacados em várias missões e que testemunham os últimos anos da exploração antárctica. Para além da beleza intrínseca à paisagem, aos animais e aos elementos naturais, estas imagens dão-nos a dimensão crua e exacta da pequenez e da fragilidade humanas.
Uma orca mergulha entre os blocos de gelo flutantes no Mar de Ross - Janeiro 2005. (Donald LeRoi, NOAA Southwest Fisheries Science Center/National Science Foundation)
O antigo quebra-gelos russo Kapitan Khlebnikov atravessa o mar gelado junto à Costa de Oates - Janeiro 2005. (Mike Usher/National Science Foundation)
A população de pinguins da ilha de South Georgia no sul do Oceano Atlântico - Fevereiro 2006. (Melissa Rider/National Science Foundation)
Um bando de pinguins abandonando a água gelada a correr - Dezembro 2005. (Patrick Rowe/National Science Foundation)
Ligada por um cabo à superfície, a câmara fotográfica submarina ROMEO (Remotely Operable Micro-Environmental Observatory) permitiu obter espantosas imagens do fundo do Oceano Antárctico - Novembro 2005. (Steve Clabuesch/National Science Foundation)
Nesta fotografia tirada junto à estação polar Amundsen-Scott durante a noite antárctica pode ver-se claramente o céu. O ponto brilhante é Júpiter. As manchas branco-violeta são a Via Láctea. A neblina verde provém de uma aurora austral - Junho 2008. (Keith Vanderlinde/National Science Foundation)
Um cientista contempla o pôr do sol no Pólo Sul durante o equinócio do Outono. É o início da longa noite austral. O sol apenas surgirá seis meses depois - Abril 2008. (Calee Allen/National Science Foundation)
Uma pessoa parece ridícula por baixo de um arco de gelo num glaciar em Norsel Point, na ilha de Anvers - Julho 2006. (Glenn Grant/National Science Foundation)
Vejam aqui mais fotografias.
Sem comentários:
Enviar um comentário