sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Falar bem o Português

Popularmente diz-se: 'Este miúdo não pára quieto, parece que tem bicho carpinteiro.'
O correcto: 'Este miúdo não pára quieto, parece que tem bicho no corpo inteiro.'

Diz-se também: 'Batatinha quando nasce, esparrama pelo chão.''
Enquanto o correcto é: 'Batatinha quando nasce, espalha a rama pelo chão.'

Assim como: 'Cor de burro quando foge.'
O correcto é: 'Corro de burro quando foge!'

Outro, que todos dizem de uma maneira errada: 'Quem tem boca vai a Roma.'
O correcto é: 'Quem tem boca vaia Roma.' (isso mesmo, do verbo vaiar)

Diz-se: 'Cuspido e escarrado' - quando alguém quer dizer que é muito parecido com outra pessoa.
O correcto é: 'Esculpido em Carrara.' (tipo de mármore)

Mais um famoso...: 'Quem não tem cão, caça com gato.'
O correcto é: 'Quem não tem cão, caça como gato'... ou seja, sozinho!

Dizias correctamente algum destes ditados?

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Sobreviver à doença, escapar da cura

Primeiro, houve o pânico provocado pela gripe A. Agora, há o pânico provocado pela vacina contra a gripe A. A doença gera pânico; a cura gera ainda mais


Já se demitiram ministros por causa de anedotas relacionadas com a saúde pública portuguesa, mas isso não foi suficiente para que a saúde pública portuguesa deixasse de parecer uma boa anedota. Talvez seja útil fazer um pequeno resumo das últimas e intrigantes ocorrências no âmbito da nossa sempre divertida saúde. Primeiro, houve o pânico provocado pela gripe A. Agora, há o pânico provocado pela vacina contra a gripe A. A doença gera pânico; a cura gera ainda mais. O medo é tanto que eu tomaria uns calmantes, se não tivesse medo de os tomar. Bem disse o filósofo José Gil que os portugueses tinham medo de existir: entre deixar de existir, por causa da gripe, ou continuar a existir, graças à vacina, vacilamos. Na dúvida, receamos as duas. Não é fácil ser doente - e deve ser ainda mais difícil ser médico, que tem de confortar o paciente quando contrai a doença e confortá-lo mais ainda enquanto lhe administra a cura.

Visto de fora, desde que se descobriu o novo vírus da gripe os portugueses passaram a correr para um lado gritando "Fujam, vem aí a doença!", e depois passaram a correr para o outro gritando "Fujam, vem aí a cura!" A fugir, estamos sempre. Só muda o perseguidor.

Qual é, afinal, o mais grave? O vírus da gripe ou o vírus da vacina? Até ver, são ambos relativamente inofensivos. Um é curado por profissionais de saúde, o outro é transmitido por profissionais de saúde. A gripe A é mais fraca do que a gripe vulgar e a vacina provoca os mesmos efeitos secundários que qualquer outra vacina. Nem a gripe nem a vacina são particularmente perigosas para o homem. No entanto, ambos os vírus são letais para o meio ambiente. Temo que não haja árvores suficientes para abastecer os jornais do papel necessário para todas as notícias, publicadas e por publicar, sobre os malefícios da gripe A e os ainda maiores malefícios da vacina da gripe A. Não admira: a toda a hora surgem novas informações. Receava-se que houvesse vacinas a menos. Agora, uma vez que ninguém as quer tomar, receia-se que sobejem. Também causa dano. Suspirou-se por uma vacina. Agora, suspira-se por uma vacina contra a vacina. A ciência que resolva este problema. Já começamos a habituar-nos ao pânico da vacina. Precisamos urgentemente de outra coisa relacionada com a gripe A para recear.

Publicado por Ricardo Araujo Pereira na Visão a 29 Outubro

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Quando o espectáculo está no público

21 mil pessoas a dançar ao som de "I Gotta Feeling", na abertura de mais uma temporada do talk show de Oprah. Terá sido um dos maiores "flash mobs" de sempre.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Gosto de...


Gosto de trovoadas, gosto de me sentar na relva em jardins públicos, gosto que me abram as portas, gosto de after hours, gosto de ouvir música ao vivo, gosto dos meus olhos no segundo que acabo de chorar, gosto de fazer poses para fotos, gosto do cheiro do meu carro, gosto de ver casamentos, gosto que me mimem, gosto de mimar, gosto que me quebrem tabus, gosto de happy hours, gosto de ser eu a escolher como, quando e onde, gosto de saídas não programas, gosto de visitar museus, gosto de observar, gosto de histórias de terror, gosto de comer bolachas na cama, gosto do carnaval, gosto que me peguem ao colo como quando era pequena, gosto andar na praia no inverno, gosto da Ivete Sangalo, gosto de bananas verdes, gosto de assobiar, gosto de cantar quando vou a conduzir, gosto de longas conversas pela noite dentro, gosto de pessoas pontuais, gosto de fazer surpresas, gosto de gomas, gosto de arte, gosto de trocar ideias, gosto de outras culturas, gosto de ver uma borboleta, gosto de falar com desconhecidos, gosto de ler, gosto de receber SMS bonitas daquela pessoa especial, gosto de me mascarar, gosto de vodka com coca-cola, gosto que me levem a sítios novos, gosto da minha afilhada, gosto da barba a crescer, gosto de Coca-Cola com gomas, gosto que me desafiem, gosto de fazer as pazes, gosto de ver pessoas a cair, gosto de imitar videoclips, gosto de pessoas simples e bem-humoradas, gosto de ver crianças a brincar, gosto de fazer alguém rir, gosto do mundo, gosto de publicidades divertidas, gosto de pormenores, gosto de conduzir à noite, gosto de estar com os meus amigos, gosto de bailaricos, gosto de sardinhas, gosto da Marylin Monroe, gosto de contar novidades, gosto de Sintra...
Gosto de mim!!

domingo, 25 de outubro de 2009

Rodrigo y Gabriela!




Mas que grande descoberta esta....

Faz-me viajar!

sábado, 24 de outubro de 2009

Alterações climáticas

Fotografia: Jacob Silberberg/Panos

A imagem retrata uma rapariga transportando mangas a caminho da sua casa, situada na lixeira de Olusosun, na Nigéria. Com quase 500 000 m2 de área, esta é a maior lixeira de toda a África. Expande-se a uma velocidade vertiginosa: todos os dias aí são descarregadas 2400 toneladas de lixo proveniente, na sua maioria, da cidade de Lagos. Existem cerca de 1000 habitações precárias à volta de Olusosun e os seus ocupantes vivem da recolha e venda de objectos e desperdícios encontrados no lixo.

Fotografia: agência Reuters


Um trabalhador recolhe peixes mortos no lago Gaungiao, na China. O derrame nas águas de desperdícios industriais não tratados terá causado a morte de cerca de 50 toneladas de peixe. Mas nem só as indústrias consomem água: uma população imensa e crescente tem levado os recursos hídricos do enorme país à beira do colapso. No ano passado o rio Yangtze, por exemplo, atingiu o seu nível mais baixo desde 1866.



Fotografia: Jason Hawks/Getty Images

A central termoeléctrica Drax em Yorkshire, Inglaterra, liberta para o ar quase 23 milhões de toneladas de CO2 por ano, ou seja, o mesmo que 100 nações pouco industrializadas. Aqui é produzida 7% da energia eléctrica consumida em Inglaterra através da queima de carvão. Este processo, que usa combustíveis fósseis para gerar vapor de água para mover geradores eléctricos, é responsável por cerca de um quarto das emissões de dióxido de carbono e consequente efeito de estufa. O carvão é o pior de todos.



Fotografia: National Geographic/Getty Images

Gado numa pastagem situada no estado de Rondônia, Brasil. Vastas áreas da floresta amazónica têm sido queimadas para dar lugar à agricultura. Só nos primeiros anos deste século já foi queimada uma área correspondente a toda a Grã-Bretanha. A desflorestação é responsável por 17% das emissões de gases geradores do efeito de estufa. Esta acção deve-se principalmente à queima de árvores que, cumulativamente, resulta numa capacidade cada vez menor para absorver dióxido de carbono...

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Citações

As frases que melhor retratam o quotidiano dos negócios. A sua resistência à passagem do tempo e a credibilidade dos seus autores fazem destas máximas inquestionáveis ferramentas preciosas para os gestores


Acção
«O meu princípio é nunca dizer nada; apenas fazer.»
Lou Gerstner, presidente da IBM

«As ideias e as estratégias são importantes, mas o verdadeiro desafio é a sua execução.»
Percy Barnevick, ex-presidente da Asea Brown Boveri

Capital e mercados financeiros
«O cimento da nossa democracia é o empregado que ganha 15 dólares por hora. É ele que vai comprar a casa, o carro e o frigorífico. Ele é o óleo que faz rodar a máquina.»
Lee Iacocca, ex-presidente da Chrysler

«Um homem de negócios é aquele que compra a 10 e fica satisfeito quando vende a 12. Os outros compram a 10, deixam subir até 18 sem fazer nada, esperando que chegue aos 20. Quando o preço cai para 2 esperam que volte aos 10 para venderem.»
VS Naipaul, novelista

«Onde é que tem mais probabilidades de encontrar pessoas com uma menor diversidade de experiências, com o maior investimento no passado e com a maior reverência pelos dogmas da indústria? No topo.»
Gary Hamel, co-autor de Competing for the Future

«Os chefes são claramente a fonte dos nossos problemas… eu ataco-os por uma questão de sobrevivência!»
Tom Peters, consultor

Conselhos
«Não podemos competir com o custo de mão-de-obra da China. O que temos de nivelar é o nosso know-how.»
Carlo de Benedetti, presidente da Olivetti

«A McKinsey pensa que vende grandes estratégias e grandes ideias quando, na verdade, o seu papel é deixar que os gestores continuem a fazer asneiras. Eles fazem grandes análises, mas não ajudam a sua empresa a chegar ao topo.»
Robert Waterman, consultor

Escolas de negócios
«As escolas de negócios formam as pessoas para se sentarem nos seus gabinetes e olharem para casos de estudo. Quanto maior sucesso Harvard tiver, mais negócios falharão.»
Henry Mintzberg, teórico da gestão

«A grande vantagem que tive quando iniciei a Body Shop era nunca ter frequentado uma escola de negócios.»
Anita Roddick, fundadora da Body Shop

Ética e valores
«Se enfrenta uma recessão, não precisa de despedir trabalhadores; a companhia tem de sacrificar os seus lucros. Faz parte do risco e da responsabilidade da gestão. Os empregados não têm culpa; por que é que têm de sofrer?»
Akio Morita, co-fundador da Sony

«Horroriza-me que a Ética seja uma cadeira opcional em Harvard.»
Sir John Harvey-Jones, ex-presidente da ICI

Gestão
«A gestão é a actividade ou arte em que aqueles que ainda não foram bem sucedidos e aqueles que já conheceram o fracasso são conduzidos por aqueles que ainda não fracassaram.»
Anónimo

«Gerir é como tomar um banho.Primeiro ensaboa-se. Depois, pensa um bocado. O problema é que a maioria dos gestores anda a tomar duche.»
Antoine Riboud, presidente da BSN

Globalização
«Existirão dois tipos de executivos nos próximos cinco anos: os que pensam globalmente e os que estarão desempregados.»
Peter Drucker, teórico da gestão

«Pense globalmente, actue localmente, pense tribalmente, actue universalmente.»
John Naisbitt, futurologista

Grandes organizações
«Quando uma empresa se torna muito grande, divida-a em companhias mais pequenas. Quando as pessoas que trabalham no mesmo edifício não se conhecem todas, tudo se torna impessoal. É a altura de dividir a empresa.»
Richard Branson, patrão da Virgin

«As únicas grandes companhias que conseguirão ter êxito são aquelas que consideram os seus produtos obsoletos antes que os outros o façam.»
Bill Gates, fundador da Microsoft

Líderes e liderança
«Os gestores fazem as coisas bem. Os líderes fazem as coisas certas.»
Warren Bennis, guru em liderança

«A liderança produz a mudança. Essa é a sua função básica.»
John Kotter, guru de gestão de Harvard

Marcas
«Qualquer tonto pode fazer negócio, mas é preciso génio, fé e perseverança para criar uma marca.»
David Ogilvy, guru da publicidade

«Uma marca é uma promessa e, no final, você tem de cumprir a promessa. A Coke promete refrescá-lo; a Gateway Computer promete tornar-se a locomotiva que o transportará ao longo da pradaria de Silicon. Não há diferenças entre o que vende e aquilo em que acredita.»
Watts Wacker, futurologista

Marketing
«As companhias prestam muita atenção ao custo de fazer alguma coisa. Deviam preocupar-se mais com os custos de não fazer nada.»
Philip Kotler, especialista de marketing

«O marketing é importante de mais para ser entregue ao departamento de marketing.»
David Packard, fundador da HP

Originalidade
«Precisamos de fazer algo quando as pessoas acham a ideia louca. Quando acham que é uma boa ideia é porque já há alguém a fazer isso.»
Hajime Mitari, presidente da Canon

«Se não conseguir ser diferente, está condenado.»
Roberto Goizueta, ex-presidente da Coca-Cola

Poder
«Ser poderoso é como ser uma senhora. Se tem de dizer aos outros que o é, então é porque não é.»
Margaret Thatcher, ex-primeiro-ministro britânico

«Existem reis e profetas. Os reis têm o poder; os profetas têm os princípios.»
Tony Benn, político britânico

Publicidade
«Fazer negócios sem publicidade é como piscar o olho a uma miúda no escuro; você sabe o que está a fazer, mas mais ninguém sabe.»
Anónimo

«Aprendi que é mais fácil fazer um discurso sobre boa publicidade do que fazê-la.»
Leo Burnett, fundador da agência de publicidade Leo Burnett

Serviço ao cliente
«Se providenciarmos a satisfação plena do cliente seremos lucrativos.»
John Young, ex-presidente da Hewlett Packard

«O objectivo da Wal-Mart é ter um serviço ao cliente que não seja apenas o melhor, mas lendário.»
Sam Walton, fundador da Wal-Mart

Stress
«Se não consegue dormir, mais vale levantar-se e fazer qualquer coisa. O que o consome é a preocupação, não a falta de sono.»
Dale Carnegie, guru motivacional

«Se tem um trabalho sem preocupações, então não tem um trabalho.»
Malcolm S. Forbes, editor da revista Forbes

Sucesso
«A minha fórmula de sucesso está assente em três palavras: trabalho, trabalho, trabalho.»
Silvio Berlusconi, político e empresário italiano

«Se A for igual a sucesso, a fórmula será A = X+Y+Z. X é o trabalho, Y é o prazer e Z é manter a boca fechada.»
Albert Einstein, cientista

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Mariza

As coisas vulgares que há na vida
Não deixam saudades
Só as lembranças que doem
Ou fazem sorrir





Ps. Quem me quiser dar uma prendinha que me leve a ao concerto desta senhora 31 de Outubro ou 1 de Novembro no Coliseu de Lisboa. Paparrucha ficava muito contentinha.

domingo, 18 de outubro de 2009

Retrato de um Portugal em ruinas

"Ruin'Arte" é um livro que já conta com cerca de 150 fotografias de estruturas deixadas ao abandono. É um retrato desolador do nosso país, ainda que marcado por uma estranha beleza.



Obras fantásticas, com um enorme significado histórico, comidas pelas (h)eras, destroçadas pelo tempo. E nos centros urbanos? Fachadas, algumas até lindas, que não indiciam outra coisa senão a vida de outros tempos.

É o nosso país, o nosso património!

sábado, 17 de outubro de 2009

Originalidade?!

O primeiro pensamento quando se fala de cobras não é agradável, muito menos relaxante, para a maioria das pessoas. Mas,no norte de Israel, há um SPA que quebra todas as definições da expressão ‘massagem relaxante’. Em vez de mãos cuidadosas, o cliente é massageado por… cobras!



A dona do hotel, Ada Barak, garante que é possível relaxar em contacto com os animais, que provocam medo e aflição para a maioria das pessoas.

As cobras são naturais dos estados americanos da Califórnia e da Flórida, e a dona garante ainda que quem consegue superar a estranheza inicial, acaba por gostar da massagem feita pelos répteis.

Seis cobras – todas não-venenosas – participam da sessão de massagem, que custa 300 shekels, o equivalente a cerca de 60€ .

Vai-se lá perceber esta gente!!! Pagar para um relaxamento com cobras...

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Use Filtro solar

Um dos mais espetaculares filmes publicitários que vai além da publicidade. Ele penetra na alma, e faz-nos pensar em pequenos e grandes momentos mágicos da vida. Assistam, pensem e vivam, mas vivam com qualidade. A mim faz-me muito bem!


Intitulado de "Sunscreen", este filme foi produzido em 1999 pela agência DM9DDB, onde na época Erh Ray e José Henrique Borgui eram parceiros de criação. A ideia para a "publicidade" veio de um texto lido por um orador numa cerimónia de formatura nos EUA em 1997. No final temos uma publicidade institucional de arrepiar, que não fala de uma empresa, fala de todos nós, para todos nós. Pensamentos que, se seguidos, podem tornar a vida muito melhor e mais divertida. Sem tantas preocupações, sem tanto stress.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Competição automobilística e publicidade


A BMW partiu à frente...


A Audi seguiu pelo mesmo caminho...


...e a Subaru não quis ficar para trás...


...mas quem ri por último é que ri melhor! :)

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Maitê no seu melhor

Pois bem,

hoje vou postar algo mais soft... Interessante pelo facto de esta senhora fazer uma reportagem minimamente estúpida... Pela simples razão de tentar apresentar o nosso país ao seu povo e no meio disto tudo não saber o que diz. "Em Portugal, os rios também desaguam no mar..." Portugal realmente é especial... Que orgulho. O técnico não sabe o que é um rato? Oh minha amiga...

Sinceramente, tirou-me do sério!

A Globo deve ter dinheiro suficiente para contratar jornalistas e não a querida Maitê que pelos vistos é boa mesmo é a fazer novelas.

Enfim...

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Scott Stulberg


"Eu tive muitos presentes na minha vida... mas aquele que talvez tenha sido o
melhor de todos, foi uma câmara fotográfica que o meu pai me deu aos 10 anos de
idade.”
Scott Stulberg…

Scott é professor da UCLA, nos EUA, e passou algum tempo desvendando o Sudeste Asiático.

Hoje deixo-vos este pequeno miminho, porque vale mesmo a pena conhecer o trabalho deste senhor.


Eu estou simplesmente rendida:



domingo, 11 de outubro de 2009

Bibliotecas

Quem me conhece sabe o fascínio que tenho por bibliotecas, livros e o conhecimento que estes espaços estão recheados. O que seria da história ou do conhecimento se os episódios da humanidade não estivesse escritos e armazenados em algum lugar?

Toda a magia que envolve estes locais fazem-nos pensar e reflectir sobre os mais diversos temas. Em tempos muitos dos livros que existem nestas bibliotecas foram a única porta aberta para o conhecimento e evolução da própria humanidade.

Verdadeiras maravilhas arquitectónicas, recheadas de tesouros bibliográficos...

Presenteio-vos com algumas imagens destes locais fantásticos.



Biblioteca da Universidade de Coimbra (1290), Portugal



Biblioteca Nacional de Áustria (1493), Vienna, Áustria




Biblioteca Klementium, Praga, Republica Checa


Biblioteca do Colégio de Trinity (Séc. XVI), Dublin, Irlanda



Biblioteca do Mosteiro de Melk (1089), Áustria




Biblioteca do Mosteiro Beneditino (1074), Áustria



Biblioteca George Peabody (1857), USA



Biblioteca Strahov (1143)- Sala Teológica - Praga, República Checa



Biblioteca do Palácio e Convento de Mafra (1715), Portugal



Biblioteca Abbey (613), Suíça



Real Gabinete Português de leitura (1837), Rio de Janeiro, Brasil

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Democracia


Aonde existir fome, falta de saúde, desemprego, falta de habitação, insegurança social e persistir o analfabetismo, a democracia andará, sempre, muito coxa.

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Revolução da internet

A Mídia Social está crescendo e sendo utilizada, cada vez mais, por empresas que querem atrair novos clientes. Mas o mais importante é o marco que ela criou na mudança de como a internet é utilizada, envolvendo a rede, as empresas e os usuários. mas a realidade é que a mídia social é cada vez mais importante. Existem blogs com audiências maiores do que portais e jornais; redes sociais nos primeiros lugares de atenção e uso em todos os países; e coisas muito novas, como o twitter, que se transformaram em fonte de informação essencial para uma ampla gama de pessoas.

Encontramo-nos na era da Web 2.0, onde o marketing e a publicidade online mudaram muito. Agora a empresa já não pode comunicar, ela deve aprender a interagir. A publicidade deixou de ser uma via de mão única, onde a empresa emite uma mensagem que o consumidor recebe. Como a Internet é feita de gente, a publicidade tornou-se no relacionamento entre pessoas da empresa e pessoas que são consumidores.

O objetivo deste video é o de convencer os céticos de que a mídia social não é uma moda, mas sim uma mudança radical e irreversível.

terça-feira, 6 de outubro de 2009

É tão bom


Quando menos esperamos encontramos aqueles amigos que já não víamos à tanto tempo e passamos uma tarde inteira a dar gargalhadas profundas e a relembrar momentos fantásticos sem ver o tempo a passar, e não é que no fim tem que aparecer aquela rivalzinha dos tempos de liceu com o seu cabelo fantástico e ainda nos dá um mega abraço como se outrora tivéssemos sido super amigas?

Ai ca nervos.....

Vá, vá, eu não sou mazinha.
Adorei reencontrar todos incluindo a tal menina do cabelo perfeito!
Valeu a pena.
Hoje vou dormir muito contentinha.

Coração do fado



"PORQUE O FADO NÃO SE CANTA, ACONTECE" (Amália Rodrigues)

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

A publicidade mais ofensiva da história da humanidade

Uma revista alemã Humo publicou os anúncios mais ofensivos da Historia da humanidade, são assim considerados por conterem factos terríveis da nossa historia, tal como o assassinato do JFK e ate mesmo a razão pela qual o falecido cantor Michael Jackson tinha o nariz naquele estado.









Ps. Mazinhas mas muito boas, não acham?

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Beginning

Aqui estou eu a começar a dar as minhas primeiras passadas.

Para começar deixo-vos o link da empresa Excentric, que trabalha na vertente do digital. Chamo a atenção para o site que está muito bom, mas a cereja no topo do bolo é a forma de recrutamento. Inicia-se com um pequeno enigma, e apenas quem ultrapassar o enigma pode enviar o curriculum. Será que conseguem ultrapassar todas as etapas deste enigma?

http://www.excentric.pt/#/recrutamento/

Enjoy!