terça-feira, 20 de outubro de 2009

Citações

As frases que melhor retratam o quotidiano dos negócios. A sua resistência à passagem do tempo e a credibilidade dos seus autores fazem destas máximas inquestionáveis ferramentas preciosas para os gestores


Acção
«O meu princípio é nunca dizer nada; apenas fazer.»
Lou Gerstner, presidente da IBM

«As ideias e as estratégias são importantes, mas o verdadeiro desafio é a sua execução.»
Percy Barnevick, ex-presidente da Asea Brown Boveri

Capital e mercados financeiros
«O cimento da nossa democracia é o empregado que ganha 15 dólares por hora. É ele que vai comprar a casa, o carro e o frigorífico. Ele é o óleo que faz rodar a máquina.»
Lee Iacocca, ex-presidente da Chrysler

«Um homem de negócios é aquele que compra a 10 e fica satisfeito quando vende a 12. Os outros compram a 10, deixam subir até 18 sem fazer nada, esperando que chegue aos 20. Quando o preço cai para 2 esperam que volte aos 10 para venderem.»
VS Naipaul, novelista

«Onde é que tem mais probabilidades de encontrar pessoas com uma menor diversidade de experiências, com o maior investimento no passado e com a maior reverência pelos dogmas da indústria? No topo.»
Gary Hamel, co-autor de Competing for the Future

«Os chefes são claramente a fonte dos nossos problemas… eu ataco-os por uma questão de sobrevivência!»
Tom Peters, consultor

Conselhos
«Não podemos competir com o custo de mão-de-obra da China. O que temos de nivelar é o nosso know-how.»
Carlo de Benedetti, presidente da Olivetti

«A McKinsey pensa que vende grandes estratégias e grandes ideias quando, na verdade, o seu papel é deixar que os gestores continuem a fazer asneiras. Eles fazem grandes análises, mas não ajudam a sua empresa a chegar ao topo.»
Robert Waterman, consultor

Escolas de negócios
«As escolas de negócios formam as pessoas para se sentarem nos seus gabinetes e olharem para casos de estudo. Quanto maior sucesso Harvard tiver, mais negócios falharão.»
Henry Mintzberg, teórico da gestão

«A grande vantagem que tive quando iniciei a Body Shop era nunca ter frequentado uma escola de negócios.»
Anita Roddick, fundadora da Body Shop

Ética e valores
«Se enfrenta uma recessão, não precisa de despedir trabalhadores; a companhia tem de sacrificar os seus lucros. Faz parte do risco e da responsabilidade da gestão. Os empregados não têm culpa; por que é que têm de sofrer?»
Akio Morita, co-fundador da Sony

«Horroriza-me que a Ética seja uma cadeira opcional em Harvard.»
Sir John Harvey-Jones, ex-presidente da ICI

Gestão
«A gestão é a actividade ou arte em que aqueles que ainda não foram bem sucedidos e aqueles que já conheceram o fracasso são conduzidos por aqueles que ainda não fracassaram.»
Anónimo

«Gerir é como tomar um banho.Primeiro ensaboa-se. Depois, pensa um bocado. O problema é que a maioria dos gestores anda a tomar duche.»
Antoine Riboud, presidente da BSN

Globalização
«Existirão dois tipos de executivos nos próximos cinco anos: os que pensam globalmente e os que estarão desempregados.»
Peter Drucker, teórico da gestão

«Pense globalmente, actue localmente, pense tribalmente, actue universalmente.»
John Naisbitt, futurologista

Grandes organizações
«Quando uma empresa se torna muito grande, divida-a em companhias mais pequenas. Quando as pessoas que trabalham no mesmo edifício não se conhecem todas, tudo se torna impessoal. É a altura de dividir a empresa.»
Richard Branson, patrão da Virgin

«As únicas grandes companhias que conseguirão ter êxito são aquelas que consideram os seus produtos obsoletos antes que os outros o façam.»
Bill Gates, fundador da Microsoft

Líderes e liderança
«Os gestores fazem as coisas bem. Os líderes fazem as coisas certas.»
Warren Bennis, guru em liderança

«A liderança produz a mudança. Essa é a sua função básica.»
John Kotter, guru de gestão de Harvard

Marcas
«Qualquer tonto pode fazer negócio, mas é preciso génio, fé e perseverança para criar uma marca.»
David Ogilvy, guru da publicidade

«Uma marca é uma promessa e, no final, você tem de cumprir a promessa. A Coke promete refrescá-lo; a Gateway Computer promete tornar-se a locomotiva que o transportará ao longo da pradaria de Silicon. Não há diferenças entre o que vende e aquilo em que acredita.»
Watts Wacker, futurologista

Marketing
«As companhias prestam muita atenção ao custo de fazer alguma coisa. Deviam preocupar-se mais com os custos de não fazer nada.»
Philip Kotler, especialista de marketing

«O marketing é importante de mais para ser entregue ao departamento de marketing.»
David Packard, fundador da HP

Originalidade
«Precisamos de fazer algo quando as pessoas acham a ideia louca. Quando acham que é uma boa ideia é porque já há alguém a fazer isso.»
Hajime Mitari, presidente da Canon

«Se não conseguir ser diferente, está condenado.»
Roberto Goizueta, ex-presidente da Coca-Cola

Poder
«Ser poderoso é como ser uma senhora. Se tem de dizer aos outros que o é, então é porque não é.»
Margaret Thatcher, ex-primeiro-ministro britânico

«Existem reis e profetas. Os reis têm o poder; os profetas têm os princípios.»
Tony Benn, político britânico

Publicidade
«Fazer negócios sem publicidade é como piscar o olho a uma miúda no escuro; você sabe o que está a fazer, mas mais ninguém sabe.»
Anónimo

«Aprendi que é mais fácil fazer um discurso sobre boa publicidade do que fazê-la.»
Leo Burnett, fundador da agência de publicidade Leo Burnett

Serviço ao cliente
«Se providenciarmos a satisfação plena do cliente seremos lucrativos.»
John Young, ex-presidente da Hewlett Packard

«O objectivo da Wal-Mart é ter um serviço ao cliente que não seja apenas o melhor, mas lendário.»
Sam Walton, fundador da Wal-Mart

Stress
«Se não consegue dormir, mais vale levantar-se e fazer qualquer coisa. O que o consome é a preocupação, não a falta de sono.»
Dale Carnegie, guru motivacional

«Se tem um trabalho sem preocupações, então não tem um trabalho.»
Malcolm S. Forbes, editor da revista Forbes

Sucesso
«A minha fórmula de sucesso está assente em três palavras: trabalho, trabalho, trabalho.»
Silvio Berlusconi, político e empresário italiano

«Se A for igual a sucesso, a fórmula será A = X+Y+Z. X é o trabalho, Y é o prazer e Z é manter a boca fechada.»
Albert Einstein, cientista

Sem comentários: